A HISTÓRIA DO DOG ALEMÃO
O dog alemão está entre nós há séculos. Há divergências sobre sua origem. Alguns afirmam que ele veio da Dinamarca, o que explica o nome que a raça recebe em certos países: dinamarquês ou grande dinamarquês. Outros, afirmam que é uma raça alemã da região de Württemberg. A Federação Cinológica Internacional opta pela segunda hipótese. O dog alemão, embora a princípio fosse utilizado para a caça, era também criado para a proteção de propriedades (cão de guarda).
PADRÃO DA RAÇA DOG ALEMÃO
O padrão é, naturalmente, o fator que define uma raça.
Originário da Alemanha, o dog alemão é essencialmente um cão molosso. APARÊNCIA GERAL E CARÁTER O dog alemão tem aspecto imponente, majestoso e elegante, o que dá à sua aparência um aspecto nobre. É um dos maiores da raça canina. Seu temperamento é amigável. É um cão que esbanja amor e afeto com seus donos, especialmente com crianças, mostrando-se, contudo, reservado e desconfiado com estranhos. Se ele é submetido a condições de perigo, mostra-se corajoso e não teme ataques.
|
É um cão que, fisicamente, cresce rápido. Aos doze meses já tem o seu tamanho definitivo. Porém, sua maturidade só é alcançada por volta dos vinte e quatro ou trinta meses. Por este motivo, não se deve esperar do dog alemão um comportamento adulto antes deste tempo. CABEÇA
Imponente e expressiva, com um stop (talhe naso-frontal) fortemente marcado. O focinho é preto (exceto o dog arlequim), os lábios são volumosos e as mordeduras são em tesoura.O focinho, da ponta do nariz ao stop, deve ser, na medida do possível, da mesma extensão que a parte posterior da cabeça (topo). OLHOS
De tamanho médio, redondos, escuros, expressivos e com grandes cílios. ORELHAS
Apresentam inserção alta e bom tamanho.Obs: No Brasil, o corte é opcional. NARIZ
É largo e preto (exceto o dog arlequim), mantendo a linha reta da cana nasal. DENTES
São fortes e claros, com mordedura em tesoura. PESCOÇO
Forte, de inserção alta, sem pele solta (papada ou barbela). CORPO
Apresenta-se quadrado em relação à altura; tórax à altura do cotovelo; ventre esgalgado. Tem boa garupa, sendo levemente afundada, formando uma linha contínua com a raiz da cauda. MEMBROS
Devem ser fortes, com boa musculatura, sendo que os anteriores devem ser retos até os pés. Os pés devem ser arredondados, com dedos curtos e fechados. CAUDA
É de tamanho médio, com inserção larga e alta, afinando na ponta. PELAGEM
É curta e espessa, e com brilho.
CORES
Tigrados: cor de fundo indo do castanho dourado-claro ao castanho dourado-escuro, com faixas pretas bem definidas.
|
(foto ilustrativa) |
Dourados: cor de castanho dourado e castanho ao castanho dourado-escuro, sendo o focinho (máscara) preto.
|
(foto ilustrativa) |
Azuis: cor azul-aço, sem qualquer sinal de outra cor. Podem ter os olhos mais claros.Preto: cor preta brilhante.
|
(foto ilustrativa) |
|
(foto ilustrativa) |
Arlequins: É a única variedade onde temos quatro cores. O próprio Arlequim; cor de fundo branco, com manchas pretas e irregulares. Pequenas manchas cinzas ou amarronzadas são toleradas.
|
(foto ilustrativa) |
Pretos de Arlequim: cor preta, com pontas das patas brancas, ponta da cauda branca e uma gravata branca no pescoço.
Mantados: cor branca, com um manto preto descendo por todo o corpo, sendo que o focinho, o pescoço, o peito, o ventre, as patas e a extremidade da cauda são brancos. Mantados com marcação (pelagem) perfeita são raros.
|
(foto ilustrativa) |
Finalmente chegamos aos Merles: A pelagem tem o fundo cinza (do mais escuro ao mais claro) e manchas pretas. Esta cor, infelizmente AINDA (pois esperamos que assim como lá fora, aqui no Brasil, em breve, seja considerado) não é reconhecida pelo Padrão em vigor na FCI em alguns países (REPETIMOS, AINDA).
Por isto os filhotes de dog alemão de tal cor são considerados merles. Veja a foto, ele não é lindo ?
Os filhotes “Merle” diferem exclusivamente pela cor, (não são pretos nem arlequins). Morfologicamente as características são idênticas, a genética é semelhante, não vemos diferença alguma. É um cão tão bonito e com porte elegante quanto qualquer outro dogue (nosso opnião compartilhada com vários outros criadores, antigos, reconhecidos nacional e internacionalmente)que aguardam o reconhecimento dos merles).
Geralmente a pelagem tem o fundo cinza e as manchas pretas, mas eles são bastante freqüentes.
O filhote merle nasce em muitos cruzamentos, é inevitável, pois são cruzamentos de arlequins, pretos e mantados e em "mistura" tudo acontece.
Eles são dog alemãos de qualquer forma, muda só a cor.
Recentemente, na França, começaram um programa de reprodução com esta cor para experiência. Vamos ver o que vai acontecer por lá.
Em alguns países, como a Itália o Brasil e outros, é aceito certificados genealógicos (pedigree) de merles só que vem com uma tarjeta que o cão não é aceito para reprodução (devido a pelagem)
Vamos então continuar torcendo para que em um futuro bem próximo o Merle seja inserido na reprodução, como as outras cores.
Torça conosco !!!!
Um abraço!
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário